terça-feira, 20 de abril de 2010

UM POETA QUE ESCREVE COM FORMÃO, SERRA E MASSO....

É comum as pessoas que compõem o público que visita as feiras culturais que se instalam tradicionalmente nos parques e praças das cidades, elogiarem nosso trabalho e se referirem ao artesão como "artista". 
Nestes 11 anos de exposição dominical na Feira de Artesanato do Bom Fim, tradicional Brique de Domingo, em Porto Alegre, ouço constantemente esses, ditos, elogios.

Contestei a alguns meses uma dessas afirmações, pois entendendo que, para o "artista" de rua ou feiras, esses como eu que criam seus trabalhos, estudam e pesquisam suas matérias-primas, produzem, experimentam, inseridos em um sistema de relação prática -teoria - prática, quando expõem suas peças ao público, seu melhor elogio é o consumo do trabalho. Isto é não ser hipócrita!

Outro momento de relação conturbada com esse público, é o " qual o menor preço?", bueno, se você é chamado de "artista", essa pessoa que te eleogia diz que "nunca" viu nada assim!", então por que desqualificar o trabalho alheio, pedindo desconto? Será que essa mesma pessoa vai em uma dessas lojas tipo "magazines" e pega uma bermuda de cem reais e chega ao caixa e manifesta o mesmo questionamento? Por que o ímpeto de quem vai á feira é querer desqualificar o trabalho daqueles produtores da cultura popular que ali estão? É parte dessa cultura, esse comportamento?

Nós não reduzimos o valor do nosso trabalho. Há vários argumentos que poderiam justificar essa posição, no entanto, o respeito com o fazer e o saber é o principal deles. Como diz Galeano, 'somos o que fazemos...'.

Sou um poeta que escreve com formões, goivas, serra e masso. O contraste dos meus fazeres são imagens projetadas pelos saberes. As cores que traço são marcas das vicissitudes da vida. O custo é o mínimo de retribuição requerida pela posse dessa manifestação. 

Não há desconto por que você compra 
nosso trabalho por inteiro. 

VISETE AS FEIRAS, ELOGIE OS PRODUTORES ARTESÃOS, CONSUMA SEU TRABALHO, 
APRECIE SEU CONHECIMENTO.... 
                     NÓS AGRADECEMOS SUA SENSIBILIDADE!!!!